AGENDA DO ASSESPRO BUSINESS GAMES 2023

10h00 | Preparando-se para o excepcional - Abertura Oficial do Assespro Business Games 2023

Você está preparado para o próximo nível?

A segunda edição do Assespro Business Games vai a interligar as diversas comunidades que impulsionam o ecossistema de jogos e esportes eletrônicos, reunindo alguns dos principais nomes do ecossistema para debater e apresentar as tendências, desafios e oportunidades que estão moldando o mercado de games no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo.

A abertura oficial trará um panorama geral do mundo de games e esportes eletrônicos, pelo ponto de vista inigualável de Roberta Coelho, CEO da Made in Brazil (MIBR) – a mais tradicional organização de esportes eletrônicos do Brasil, com uma verdadeira legião de fãs em todo o mundo.

ROBERTA COELHO

CEO do MIBR

CEO do MIBR, a mais tradicional organização de esports do Brasil. Uma marca global brasileira com milhões de fãs ao redor do mundo. Co-criadora e ex-CEO da Game XP, marca de games do Rock in Rio que reuniu mais de 500 mil pessoas em seus eventos e entreteve mais de 10 milhões em suas plataformas digitais. Trabalhou como Head of Business Development e CFO no Rock in Rio por 10 anos. Atuou em cargos de liderança em multinacionais no Brasil, Itália e EUA, nas áreas financeira e comercial.

10h25 | Políticas Públicas nos Esports

Você sabia que apenas nos últimos 2 anos mais de dez municípios no Estado do Rio de Janeiro já reconheceram os esportes eletrônicos como uma atividade esportiva?

Este é um marco incrível para a sociedade e que abraça o diálogo com outras camadas da sociedade como lazer, saúde, bem-estar e inclusão social, além do setor econômico envolvido.

O painel irá abrir um diálogo extremamente importante entre representantes do poder público e a comunidade gamer – sejam entusiastas, profissionais ou investidores – que queiram entender os impactos das políticas públicas e quais as expectativas para o desenvolvimento dos esportes eletrônicos.

CARLOS GAMA

VP de Games e Esportes Eletrônicos da Assespro-RJ

Vice-Presidente Games e Esports da ASSESPRO-RJ de 2020-atual, Fundador da ESPORTSRIO e produtor do Podcast LineUp em 2022. Curador do Fórum de Esports do Rio de Janeiro em Vassouras 2022 – Parceira com a Universidade de Vassouras, Diretor do Curso de Gestão e Governança em Esports da Universidade de Vassouras. Foi Diretor do Olaria Esporte no Olaria Atlético Clube no Rio de Janeiro de 2021/2022, Diretor Técnico de Esportes Eletrônicos do Club de Regatas Vasco da Gama de 2019/2020 e Fundador e Diretor da equipe Colab Esports de 2018/2020.

Vitor Hugo

Verador do município do rio de janeiro

Nascido e criado em Olaria, subúrbio carioca, Vitor Hugo Kaczmarkiewicz dos Santos, chega a Câmara Municipal do Rio de Janeiro para exercer seu primeiro mandato parlamentar como líder do MDB (Movimento Democrático Brasileiro). É autor da PL 923/2021, que cria o Programa de Esportes Eletrônicos do Rio de Janeiro – Rio Games E-sports, com o objetivo de promover a infraestrutura necessária para a realização de eventos de esportes eletrônicos na cidade.

Rafael Picciani

Secretário de Esportes e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Rafael Picciani é carioca, tem 37 anos de idade dos quais 13 deles dedicados à vida pública. Eleito duas vezes deputado estadual, acumula passagens pela Secretaria de Habitação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Transportes e Secretaria Executiva de Coordenação de Governo da Prefeitura do Rio.

Chandy Teixeira

COORDENADOR DE GAMES E ESPORTS NA PREFEITURA DO RIO

Jornalista com passagens pela TV Globo, GloboNews, LANCE! e Loading. Atualmente Coordenador de Games e Esports da Prefeitura do Rio, trabalha com esportes eletrônicos há oito anos e cobriu mais de 15 eventos internacionais, além de Copa do Mundo de futebol e Jogos Olímpicos e clubes do Rio de Janeiro na cobertura esportiva tradicional. Em 2022, foi indicado como finalista na categoria jornalista do ano no principal prêmio da indústria mundial de esportes eletrônicos.

11h25 | Blockchain & Games

A tecnologia blockchain emergiu como uma revolução disruptiva em diversos setores. Originalmente desenvolvida para alimentar as criptomoedas, rapidamente encontrou aplicação em uma das indústrias mais dinâmicas e inovadoras do mundo: a dos jogos eletrônicos. Isso porque ela permite de criar registros transparentes, imutáveis e descentralizados de informações. Quando aplicada aos jogos, ela desbloqueia um mundo de possibilidades fascinantes: como ter a propriedade real e rastreável de itens dentro de um jogo, que podem ser comprados, vendidos e trocados com segurança em um mercado global.

Além disso, os contratos inteligentes baseados em blockchain estão redefinindo como os jogadores interagem com os jogos, automatizando transações e permitindo competições justas, proporcionando um verdadeiro ecossistema econômico dentro dos jogos.

Esta tecnologia também pode ser usada no financiamento e distribuição dos jogos, através de plataformas de financiamento coletivo, abrindo oportunidades para desenvolvedores independentes possam dar vida aos seus projetos.

Esta sessão irá debater as diversas maneiras como jogados, criamos e investimos em jogos, criando experiências inovadoras e seguras para todos os envolvidos através da tecnologia blockchain.

ALAN GALEIRO

CO-FOUNDER & EXECUTIVE DIRECTOR DA Cursed Stone

Alan vem da Web2, tendo fundado algumas startups na área de segurança da informação e compliance. A última foi a Sensr.it, plataforma SaaS adquirida pela Tivit.

Atualmente é Co-Fundador e Diretor Executivo da Cursed Stone, um MMORPG de mundo aberto com um sistema de NFT dinâmico onde o jogador atualizar e equipar seu personagem não apenas no jogo, mas também dentro do blockchain!

Também é Chefe de Blockchain da BlockDeaf, uma comunidade que promove a integração e inclusão de deficientes auditivos ao mundo das Criptomoedas, DeFI, Web 3.0, Metaverso, NFT e tudo que envolve a tecnologia Blockchain.

joão borges

João Borges é um dos líderes mais proeminentes da indústria de games/esports no Brasil. Em 2021, fundou a BAYZ, uma das maiores community builders/comunidades de Blockchain Games no país e atualmente está fomentando iniciativas na web3 que unem o universo de jogos, tecnologia e entretenimento. Borges foi Head de Inovação e Mobile em uma das maiores organizações de esports do Brasil, é palestrante e mentor em programas como Startup Weekend, FRST Falconi e Gama Experience, além de ter sido incluído na lista Forbes Under 30 de 2022.

12h25 | Eventos locais e o desenvolvimento econômico no Estado do Rio de Janeiro

O painel apresenta o desenvolvimento nos últimos dois anos de diversos grandes eventos games fomentados em municípios como Vassouras, Maricá, Miracema, Niterói, Petrópolis, Itaguaí, Armação de Búzios, Areal, Campos dos Goytacazes e Rio de Janeiro com as políticas públicas.

Vinícius Verly

Maricá Games

Formado em Administração de empresas, MBA pela FGV em Gestao de pessoas, coach pela SBC. Empresário e diretor da escola de tecnologia codeBuddy, CEO da BetGames e curador do Maricá games.

João Kreile

Campus Games

Empresário, organizador de eventos, influenciador e dono de 8 títulos em campeonatos.

Alexandre Lage

Nit Geek XP

CEO da Radio Esfera, empresa de sound branding e detentora da marca Nit Geek XP, que produz eventos geeks/nerds desde 2020.

Katharine Coelho

Mira Games XP

Relações Públicas, Social Media, Vice-presidente da Mira Season Esports e Produtora de eventos. Madrinha e organizadora do Mira Games XP.

André Nascimento

Gamenetic Gaming Expo

Bacharel em Publicidade, é Analista de Comunicação e videomaker. Atuou nas áreas de e-commerce, jornalismo e atualmente em eventos. É streamer do canal Gamenetic na Twitch e produtor da Gamenetic Gaming Expo, conferência de games na cidade do Rio de Janeiro.

13h30 | Inovação Tecnológica nos Games e Esports

Em um mundo onde a evolução tecnológica é constante, as indústrias de jogos eletrônicos e esports estão na vanguarda da adoção de novas ferramentas para aprimorar a experiência dos jogadores e redefinir os limites do entretenimento digital. Neste bate-papo, especialistas irão trazer suas experiências e insights sobre como a tecnologia está moldando o mercado ao trazer recursos que proporcionem aos jogadores experiências cada vez mais engajadoras, imersivas e acessíveis.

Eric Platenik

Fundador da Plushie Guardians

Eric Platenik é formado em Cinema e também é diretor criativo, escritor e idealizador do jogo Plushie Guardians. Traz a visão de criação de IP’s e mudança de paradigmas para desenvolvimento de jogos em WEB3, focando no conteúdo e empoderamento do usuário, potencializando o lado econômico de propriedades intelectuais e transmídia dentro do ecossistema de web3.

Pedro Texieira

CEO da Knot Studios

​Pedro é agricultor agroflorestal, gerente de produto e desenvolvedor de negócios na Knot Studios. Ele está mudando o mundo com Tree Tales! Formado em Relações Internacionais, gerenciando jogos há 6 anos e farmando há 30.

RAFAEL BASTOS

FUNDADOR DA DUMATIVA

Fundador e Produtor da Dumativa Game Studio. Co-criador de “Songs for a Hero”, o jogo que canta suas ações e uma das maiores campanhas de crowdfunding do Brasil.

14h35 | Conexão RJ: estratégias para o ecossistema de games e esports mais competitivo

O painel vai debater com players do mercado de grandes eventos as oportunidades de transformar o Rio de Janeiro em um ecossistema mais competitivo e de oportunidades para o mercado local e internacional de games.

ALESSANDRA MAIA

Professora e coordenadora do Cubo de Inovação da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI)

Alessandra Maia é doutora em Comunicação, com formação em Jornalismo e Relações Públicas, pela Uerj. É professora da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI) e coordenadora do Cubo de Inovação da FGV ECMI, onde trabalha com pesquisas práticas, experimentais e empíricas sobre Tecnologias Digitais.

Carlos Eduardo Albuquerque

Presidente da FERJEE

Com uma trajetória que inclui a posição de ex-subsecretário de Eventos da Cidade do Rio de Janeiro e a atual presidência da Federação Estadual do Rio de Janeiro de Esportes Eletrônicos, minha missão central é impulsionar de maneira incisiva e abrangente o progresso desses setores dentro do estado.

Denise Lima

Diretora do Píer Mauá

Denise Lima é diretora do Pier Mauá, graduada em Arquitetura com MBA pela Coppead. É coach biográfica e terapeuta comunitária. Possui experiência de mais de 30 anos como gestora, com larga atuação na implantação de projetos. Detém alta sensibilidade e uma capacidade de comunicação de alto nível, atuando como facilitadora na liderança de equipes.

SUZANA LOBO

COO DO CANAL WOOHOO

Com duas décadas de experiência no setor de entretenimento e artes criativas, se destaca como Administradora de Empresas, Advogada e Produtora Executiva de Projetos Audiovisuais. Além de ter projetos para marcas e eventos de renome, como Marcedes Benz, Vogue, Bienal, MASP, FAAP e SP Fashion Week, também foi a produtora executiva do primeiro filme de animação em Stop Motion da América do Sul, distribuído globalmente pela Fox.

Sua experiência estende-se ao Grupo Quanta, onde, como Diretora de Operações, liderou a conversão digital dos cinemas brasileiros em parceria com a AAM – Arts Alliance Media.

No Omelete, gerenciou campanhas de lançamento para Major Studios, Agências de Publicidade e Marcas Internacionais, além de supervisionar todas as entregas de conteúdo nas plataformas da empresa.

15h30 | Talk: Marcas, Atletas e E-Sports

Debate prático e técnico de como conectar e engajar marcas edêmicas e não edêmicas com atletas, organizações e ligas esportivas no cenário atual do mercado de esportes eletrônicos.

MARIANNA MOTTA

Gerente de Comunidades em Games e Esports do itaú

Desde criança, sou apaixonada por games e esportes, principalmente futebol, por influência familiar. Durante minha graduação, tive a oportunidade de conhecer os bastidores do mercado de games e decidi que seguiria minha carreira unindo vocação com paixão. Hoje eu enxergo os Esportes Eletrônicos como um grande ecossistema de identificação e de oportunidades de transformação de vidas. Com essa visão, dedico-me em projetos com marcas, publishers, torneios e times profissionais. Trabalho no mercado de games e esportes eletrônicos há 6 anos, e atualmente atuo como Community Manager especialista em Games e Esports no Itaú Unibanco (OLIVER Agency).

Antônio Cardoso

CEO da B4 eSports

CEO da B4 eSports, economista, entusiasta de games, eSports e blockchain

Bruna Marvila "Bizinha"

gamer profissional

Jogadora profissional de esporte eletrônico, reconhecida como a melhor jogadora de CS:GO do Brasil por três vezes.

Natalia Nunes

Diretora de Produção da FERJEE

Ex-Jogadora Profissional de CS 1.6 pelo MIBR, dentre outras equipes. Advogada atuante na área de Esportes Eletrônicos, foi coordenadora de Esports da BGS e atualmente é Diretora de Produção da FERJEE – Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esportes Eletrônicos.

Felipe Funari

Co-Fundador e CEO do Grupo W7M

Felipe Funari é co-fundador e CEO do Grupo W7M, empresa que possui em seu portfólio a W7M Esports, Clube Profissional e a JNTO – uma agência de conteúdos para geração Z. Atualmente atua diretamente com as marcas de Banco do Brasil e Mercado Livre.

16h35 | Mercado de Games no Rio de Janeiro

O mercado de desenvolvedores de jogos no Rio de Janeiro vem gerando grandes resultados internacionais e passa pela força de suas associações. O painel apresenta como a representatividade e coletivismo da comunidade são as trilhas do sucesso no mercado que cresce pelo talento e empreendedorismo dos estúdios do Rio de Janeiro.

Juliana Brito

CEO da Indidie Hero e Game Jam

CEO e Co-Fundadora da Indie Hero e da GJ+, empresas focadas no desenvolvimento do ecossistema de jogos no Brasil com ativações em eventos como Rock in Rio, Rio Innovation Week, Innova Summit e Rio2C. É Fellow na Young Leaders of the Americas Initiative (YLAI), Mentora de Pitchs, Negócios e Games em eventos como Innovativa Brasil, NASA Talks, DNA Empreendedor e Startup Weekend, dentre outros.

Márcio Filho

Presidente da RING

Ao longo dos últimos anos, tenho me dedicado e promover a ponte entre o mundo dos jogos e setores como educação, negócios, jornalismo, marketing e desenvolvimento humano.

Como parte deste processo, dirigi o desenvolvimento de diversos produtos na GFCorp / Games Festival, trazendo soluções inovadoras para transmitir conteúdo e ajudar pessoas a entenderem a importância de atividades diárias para desenvolvimento de boas práticas físicas, mentais, educacionais e laborais. Como ator destas ações, ajudei companhias como FIRJAN, CCAA Group, Lecca, Bradesco, GSK, SESC e vários municípios a obter benefícios com o uso de jogos e gamificação para impactar positivamente sua marca, suas vendas e seus públicos-alvos (interno ou externo).

Adicionalmente, tenho atuado como consultor para diversas frentes no segmento de jogos, sendo importante destacar o trabalho junto à Sociedade Brasileira de Computação e como jurado no Jogos Independentes do SBGames.

Rudá Moreira

Diretor de Operações da RING

Indie, Produtor, Gestor de Projetos e RP. É Co-Fundador e Diretor de Operação da RING – Associação de desenvolvedores de jogos do Estado do Rio de Janeiro. Realizei pesquisas acadêmicas com o foco nos coletivos e associações regionais e seus ecossistemas, fui Co-Chair da Indústria no SBGames 2019, e também trabalhei como BizDev e consultor em alguns estúdios de jogos brasileiros.

Co-Fundador da Sahara Penguins, um estúdio independente com parcerias recorrentes com amigos. Buscamos produzir jogos inspiradores. Gostamos de explorar a relação entre o jogador e o jogo por meio de personagens interessantes e gameplays contemplativos.

Eu estou envolvido principalmente com Produção e Gestão de Projetos mas gosto de estar em contato com a maioria das áreas de produção de um jogo – programação, som, design, narrativa, etc. Sempre busco por novas experiências e trabalhos na área de gestão e consultoria.

17h10 | Universidades, Tendências e Profissões em Games

Mais de 200 alunos por semestre são formados em cursos superiores ligados ao universo gamer pelas universidades do Rio de Janeiro. Representantes de diversas instituições de ensino vão discutir propostas e apresentar projetos para integrar cada vez mais governo, universidades e mercado no cenário atual da indústria de games e esportes eletrônicos no estado.

Luciana Nunes

Psicóloga do Esporte na Psicoinfo

Psicóloga do Esporte e Mestre em Ciências NSU/EUA. Atualmente psicóloga do esport para pro-players individuais, com passagens na 00Nation (2023.1), FluxoGG (2022), paiN Gaming (2020-22), Imperial Esports (2020), Luminosity Gaming (2019). Coordenadora do GT de Esportes Eletrônicos da Secretaria do Estado do Rio de Janeiro liderando as pastas de Esports Olímpicos e Paz e Desenvolvimento através do Esports. Coordenadora do Curso Pratica da Psicologia do Esport com estagio supervisionado. Psicóloga consultora para mídia impressa, televisiva e digital em assuntos relacionados a Psicologia no Mundo Digital.

Cleber Freitas

Coordenador do Bacharelado em Design de Games e Design de Animação do instituto infnet

Coordenador e Professor de Design de Games e Design de Animação no Instituto Infnet, Professor Firjan SENAI, Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação e Especialista em Jogos e Animação Digital

Ricardo Kneipp

Diretor do IFRJ - Campus Engenheiro Paulo de Frontin

Doutor em Educação na Universidade Católica de Santa Fé (UCSF), Especialista em Gestão Pública, Gestão de Projetos, Gestão de EAD, Graduado em Ciências da Computação(UCP) Diretor Geral e Professor de Empreendedorismo e Governança da Graduação em Jogos Digitais e Pós Graduação (IFRJ Eng. Paulo de Frontin e líder do grupo de pesquisa LABPROJTNE.

Regina Felício

Coordenadora de Graduação e Pós-Graduação em Jogos Digitais da Universidade Estácio de Sá

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gamificação, design thinking, inovação tecnológica, EAD, informática educativa, ciência da computação com ênfase em engenharia de software, auditoria de sistemas de informação, segurança em sistemas de informação, desenvolvimento e avaliação de software educativo, Jogos Digitais e capacitação profissional na área de informática. Consultor técnico de Tecnologia Educacional e EAD Roteirista de curso de Capacitação Profissional. Avaliador de produtos interativos na linha de Jogos Digitais (WARGAMES, ADVERGAMES, ADVENTURE, EDUCACIONAIS). Consultor de Tecnologia Educacional para Escolas de Ed. Infantil até o Ensino Médio. Conteudista e tutor presencial e EAD em projeto de Capacitação, Atualização e Formação Continuada de Professores de Educação básica até o Ensino Superior com as temáticas de Metodologias Ativas, Informática Educativa e Tecnologia Educacional. Tem experiência no magistérios nos Segmentos de Educação Básica a mais de 25 anos; no Segmento do Ensino Superior a 17 anos; experiência no mercado de Tecnologia a 28 anos.

Rodney Albuquerque

Diretor Geral do IFRJ - Campus São João de Meriti

Meritiense, analista de sistemas com 28 anos de experiência no setor de tecnologia da informação, doutor em informática na educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS, 2011) e professor de informática com 7 anos de experiência em disciplinas de cursos de engenharia da computação, ciência da computação, sistemas de informação, tecnologia de processamento de dados e tecnólogo em sistemas informatizados em universidades privadas e públicas, estadual, e, desde 2006, no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), onde ocupa há 12 anos funções de dirigente, tais como: Vice-Coordenador da Comissão de Inovação do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog/Conif: 2018-2020), Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Reitoria: 2018-2020), Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação (Paracambi: 2007-2009), e reeleito Diretor-Geral em duas oportunidades (Eng. Paulo de Frontin: 2010-2018 e São João de Meriti: 2020-atual), onde lidera grupo de pesquisa certificado no CNPq, o LISEDUC. Líder temático da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), associado institucional da Brasscom, membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do Conselho Regional de Administração (CRA/RJ).

Co-Fundador da Sahara Penguins, um estúdio independente com parcerias recorrentes com amigos. Buscamos produzir jogos inspiradores. Gostamos de explorar a relação entre o jogador e o jogo por meio de personagens interessantes e gameplays contemplativos.

Eu estou envolvido principalmente com Produção e Gestão de Projetos mas gosto de estar em contato com a maioria das áreas de produção de um jogo – programação, som, design, narrativa, etc. Sempre busco por novas experiências e trabalhos na área de gestão e consultoria.

Gabriel Almeida de Oliveira

Analista de Inovação na UNIFAA

Graduando em Engenharia Metalúrgica com paixão pelo empreendedorismo, educação e tecnologia. Ator Voluntário de Inovação e fundador da EduKteca, escola pioneira em aprendizagem criativa e ensino híbrido, combinando metodologias como Waldorf e High Tech High. Líder no ecossistema de inovação desde 2019, liderando as Comunidades Rio Sul Valley e Errejota, promovendo eventos e parcerias para impulsionar o impacto econômico e social no Vale do Paraíba. Agente e Líder Inovativa, influenciando políticas públicas de inovação. Analista de Inovação na UNIFAA, focado em Inovação Aberta, Startups e fortalecimento do cenário de Esports regional.